Este é o meu primeiro livro publicado nacionalmente. Está sendo utilizado em cursos de jogos digitais em várias universidades brasileiras. Foi parte da minha pesquisa de pós-graduação e demorou dois anos para ser concluído. A capa e projeto gráfico é de minha autoria e a edição e revisão é do competente grupo da 2AB Editora, especializada em livros sobre design.

Este livro traz ao leitor uma visão completa sobre jogos eletrônicos, abordando temas essenciais para quem procura conhecer, relembrar e aprender mais sobre os diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, suas curiosidades e peculiaridades, ao longo de 50 anos de história, com datas, fotos, tabelas e informações adicionais sobre videogames, computadores, fliperamas e jogos portáteis que fazem desta atividade social um dos ícones da cultura moderna e o maior mercado rentável de entretenimento do planeta.

Serve como guia de referência para programadores, desenvolvedores e criadores de jogos. Além de ser um registro histórico baseado em outros grandes autores internacionais e fontes de pesquisas variadas, trata também de aspectos imprescindíveis para o game design, abordando temas como as caracterísiticas e representações de jogos, as motivações dos usuários e a taxonomia deste mundo repleto de criatividade e imaginação. Com uma pitada de nostalgia, este livro trará para a mesa de discussão reflexões para game designers sobre perguntas decisivas no sucesso de um jogo: como fazer para um jogador ficar entretido em uma tela com o controle nas mãos? Como fazer para que um jogador ganhe experiências ao jogar? Como fazer para o jogador gostar do jogo? Qual norte deve ser seguido? Uma longa e interessante jornada o aguarda.

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