BacDex foi o primeiro jogo finalizado do projeto HUB Jogos – Gamificando a Estácio, que foi contemplado com uma bolsa de pesquisa nacional pelo BAE 2018 da empresa. No projeto, escolhemos clientes para participar de uma experiência: transformar a sala de aula em um ambiente divertido e com muito conhecimento. Escolhemos professores cujas disciplinas possuem problemas de reprovação, ou então são detectadas como difíceis para os alunos.

No caso do jogo BacDex, a disciplina escolhida foi a de microbiologia, usada nos cursos de saúde como nutrição, enfermagem e outros. O jogo é uma mistura de Pokémon com Quiz, onde o jogador deverá cuidar de um micro-organismo, ajustando sua sobrevivência em um ambiente favorável. Ao longo do tempo o jogador vai recebendo pistas para depois adivinhar qual tipo de organismo ele está cuidando.

O jogo tem mini games para fixar a matéria e um sistema de recompensa a partir da participação e interação com o aplicativo. O resultado dos testes foi muito satisfatório. Tanto professores como alunos ficaram empolgados. O jogo estará liberado para ser usado em todos os cursos da Estácio no Brasil. Mesmo trabalhando apenas um aspecto da disciplina, acreditamos que ajudará os alunos e despertará nas instituições de ensino maior apreço pelo uso da gamificação como um recurso das metodologias ativas de ensino.