Uma das dinâmicas que realizo quando dou aulas de pós-graduação nas universidades é a prática do networking. Em um desses processos, acabei conhecendo a equipe de marketing da Unimed Fortaleza. Prontamente ele apresentaram um problema de comunicação que deveria ser resolvido através de uma mídia digital, e assim solicitaram minha consultoria. Acabei gerando o High Concept e participei como Game Designer sênior, além de consultor de produção. Briguei para que o desenvolvimento fosse feito localmente – abri uma concorrência com empresas cearenses e a Unimed pôde fazer a escolha da melhor proposta. Um ativismo com humildade dando oportunidade para todos.

Através de minhas técnicas de gamificação, a equipe formou um time para desenhar um High Concept para o que seria um dos mais interessantes produtos feitos nos últimos anos para o público interno da empresa: o Jornada Unimed. Trata-se de um visual novel onde são tratados problemas de comunicação da empresa, onde os colaboradores interagem com personagens virtuais em uma cidade fictícia. Com o tempo os jogadores vão ajudando a todos a trocar informações sobre os valores da empresa, suas principais práticas e visões de futuro. O jgo foi criado pela empresa Supernova, que ganhou a concorrência. Muito bem, garotos!

Com uma adesão recorde o jogo foi nacionalmente premiado. E falando em prêmio, o vencedor do jogo ganhou uma viagem para visitar a Disney nos Estados Unidos. Mas mesmo nesse ambiente competitivo todos viraram presidentes e levaram a toda a empresa a palavra de uma instituição que cuida de pessoas e da sustentabilidade. Foi muito gratificante ver que em um mês conseguimos 300% da meta de usuários jogadores. A todos os envolvidos parabéns por mostrar ao mundo que divertimento e conhecimento superam quaisquer barreiras.