Tive a felicidade de participar de um Seminário que, mesmo com presença limitada (convenhamos que o tema no Nordeste ainda não está entre os mais procurados), reuniu pesquisadores de renome no cenário local e nacional.

Informações do próprio site do evento:

O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas está na sua sétima edição, dando continuidade e fortalecendo as discussões iniciadas em 2005, na UNEB, que contribuíram para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação.

O evento que agrega pesquisadores de todo o Brasil, promovido anualmente pelo Curso de Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB), já foi realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (2007) e pela Universidade de Alagoas (2009). Em 2011 será em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de julho, numa realização conjunta entre o Colégio Militar de Fortaleza, UNIFOR e Instituto UFC Virtual.

O VII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, a exemplo dos anteriores, confirma os propósitos de socializar os trabalhos que vêm sendo produzidos em diversas regiões brasileiras e intensificar o foro de debates sobre diferentes perspectivas, marcando no cenário nacional um espaço diferenciado para reflexão e desenvolvimento dos jogos eletrônicos dentro do contexto educacional e cultural.


OBJETIVOS
 

– Realizar um Seminário sobre Jogos Eletrônicos, com a finalidade de agregar, nacionalmente, esforços para potencializar este tema dentro do espaço acadêmico.

– Fomentar os debates entre os pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos.

– Socializar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas no Brasil em torno dos jogos eletrônicos, sinalizando assim, o potencial interativo desses elementos tecnológicos.

– Implementar a cultura dos games na sociedade contemporânea, apontando suas possibilidades pedagógicas e comunicacionais.

– Configurar e consolidar os estados do nordeste como espaços potenciais para o desenvolvimento tecnológico e científico sobre jogos eletrônicos e educação

Estavam no evento profissionais e acadêmicos como Francisca Reis(organizadora, CMF), Lynn Alves (UNEB), Dra. Filomena Moita (UEPb), Dr. Roger Tavares (SENAC/SP), Renata Gomes (SENAC – SP) e André Nogueira (2Mundos – SP)

Também participei de mesa redonda sobre Jogos Sérios – Panorama e Oportunidade, com Luiz Murakami (UFC) e Eduardo Novais (UFC).

Você pode conferir os trabalhos clicando aqui.