Game Design é uma maravilhosa solução quando você envolve um monte de gente que acha que sabe fazer um jogo, mas não sabe. E é mais verdade quando digo que a cada jogo digital que eu crio, mais eu aprendo com as pessoas. Este projeto foi um resultado de mais de nove meses de luta. Entre muitas idas e vindas, passando por aprovações e desafios pessoais, consegui, junto com a equipe de mídias digitais do Banco do Nordeste, colocar esse joguinho no ar, parte de uma campanha de conscientização sobre riscos operacionais.

No jogo você está na pele do Michel (que saiu de uma piada interna sobre o Michael do seriado The Office (interpretado pelo ator Steve Carrell), e deverá solucionar todos os problemas que envolvem fraudes. Abstraindo os belos gráficos, som e jogabilidade intuitiva, nada mais é do que um jogo de perguntas e respostas. Mas com a adição dos elementos do game design, se tornou parte de um campeonato dentro da empresa e que deu muito mais certo do que esperávamos.

Eu e o amigo Alexandre Vidal submetemos um artigo sobre a fundamentação deste game para o SB Games 2011. E fomos aprovados para apresentar! Lá em Salvador conhecemos o que está rolando na cena nacional de games (no aspecto acadêmico). O link da publicação com o artigo pode ser acessado clicando aqui.

Torno a repetir: é um desafio. Mas desconfio que, com essa vitória, o caminho dos jogos educacionais, ou sérios, ou sei lá do que chamam por aí, vai com certeza passar pelas empresas, e é uma ótima oportunidade de finalmente criar o mercado que o nosso país falta.